WordPress 6.0 apresenta inúmeras melhorias de acessibilidade

 Quarta, Abril 27, 2022

WordPress anuncia que a versão 6.0 apresenta inúmeras melhorias de acessibilidade que o aproximam da conformidade WCAG 2.0 AA.

O WordPress anunciou recentemente que a versão 6.0, com vencimento em 24 de maio de 2022, contará com uma quantidade significativa de melhorias de acessibilidade que facilitarão o uso do WordPress para os usuários e o aproximarão da conformidade com o WCAG 2.0 AA.

Acessibilidade WordPress

O WordPress mantém a inclusão e a acessibilidade como um objetivo central "tanto quanto possível" para todos os lançamentos do WordPress.

Para alcançar esse objetivo, o WordPress conta com uma equipe interna focada em acessibilidade.

A declaração do WordPress de notas de acessibilidade:

A comunidade WordPress e o projeto WordPress de código aberto estão comprometidos em ser o mais inclusivo e acessível possível.

Queremos que os usuários, independentemente do dispositivo ou capacidade, possam publicar conteúdo e manter um site ou aplicativo construído com o WordPress.

Melhorias de acessibilidade no WordPress 6.0

O WordPress ofereceu uma prévia das inúmeras melhorias que chegam ao WordPress 6.0, atualmente programado para 24 de maio de 2022.

Alt Text

Uma melhoria no texto alt usado na imagem em destaque é usar o título do post como o texto alt para ele quando a imagem em destaque estiver vinculada ao post.

Melhorias em Tabbing

O WordPress observou uma adição que permite a tabbing em um espaço reservado de bloco.

O pedido de tração do GitHub descreve esta correção:

Quando o foco está em um bloco com um espaço reservado (por exemplo, bloco de imagem ou colunas) e estamos no modo Editar, devemos ser capazes de guiar os controles de espaço reservado.

Isso torna o espaço reservado que controla o teclado acessível quando a preferência "Conter cursor de texto dentro do bloco" é ativada (a navegação de tecla de seta dentro ou fora de um bloco não funciona com essa preferência).

Também permite a guia em um bloco que contém apenas um inserção de bloco, como um bloco de grupo vazio.

Melhorias relacionadas ao leitor de tela

Algumas das melhorias estão relacionadas a tornar mais fácil para os editores que usam leitores de tela navegar pelos blocos e fazer as coisas.

Uma correção particularmente interessante é esta: Nenhuma mensagem de erro fornecida após entrada incompleta na Tela de Administração de Tags. Foi descoberto durante uma auditoria de acessibilidade que quando um usuário deixa um campo de nome necessário em branco na seção de edição de "tags" que há um aviso de cor visual de um erro, mas que nenhuma mensagem de erro real foi gerada. Isso é corrigido na versão 6.0 do WordPress.

Outra correção útil envolve uma falha na função da barra de ferramentas no iOS e a falta de rótulos de texto.

De acordo com a solicitação de retirada do GitHub:

Quando você usa o VoiceOver no iOS, o link para abrir o menu "Novo" na barra de ferramentas é lido como "postar novo.php.

Correções de acessibilidade relacionadas à ária para o WordPress 6.0

RichText: Desativar inativasLineBreaks para determinar o estado aria-multiline.

Remova atributos de função em SVGs destinados à "decoração".

Esta é uma melhoria que um dos colaboradores do WordPress chamou de uma pequena mudança que resultou em uma melhora importante. Trata-se de adicionar uma tag role="img", mas sem adicionar um rótulo de ária aos SVGs. Então o que eles fizeram foi remover o atributo de papel, que corrigiu o problema.

Melhorias no Bloco de Navegação

As melhorias no bloco de navegação serão bem-vindas por muitos.

Por exemplo, várias das correções facilitam que aqueles que usam leitores de tela entendam situações em que há vários blocos de menu de navegação, como um menu de navegação de alto nível e um menu de segundo nível para categorias, além de melhorar o feedback da interface do usuário para leitores de tela ao criar um novo menu.

Há melhorias adicionais em vários outros blocos, incluindo a adição de um rótulo de ária ao botão de pesquisa.

Melhorias na exibição da lista WordPress

O List View é uma interface de usuário para navegar através de seções de conteúdo.

A interface de exibição da lista está disponível através de um ícone na parte superior da página na barra de ferramentas WordPress.

Captura de tela do botão de alternação de exibição da lista

Botão de visualização da lista WordPress

Ativar o ícone através do botão alternar revela o menu suspenso que permanece aberto enquanto estiver em uso.

O WordPress anunciou oito melhorias na interface de usuário de exibição de listas que, entre outras coisas, melhora a capacidade de selecionar blocos específicos, melhorar os rótulos de ária, melhorar os controles e anúncios do teclado enquanto navega pela exibição da lista e outras melhorias.

Melhorias no manuseio de mídia

WordPress também está introduzindo melhorias na forma como a mídia é tratada.

De acordo com o WordPress:

  • "Preservar propriedades de fixação no logotipo personalizado de corte. Isso significa que o texto alternativo, título, descrição e legenda de uma imagem migrarão para a cópia cortada da imagem após o corte.
  • Pare as teclas de seta comutando a mídia se a URL estiver focada.
  • Adicione uma função "Copiar URL à área de transferência" à exibição da tabela de listas.
  • Defina a palavra de quebra no permalink da amostra para que o permalink completo seja visível em dispositivos móveis em postagens, mídia e comentários.
  • Remova o atributo em branco de destino dos links de edição do uploader de mídia.
  • Remova o target="_blank" do link para alterar estruturas permalink e altere o texto do link para esclarecer a finalidade do link."

Melhorias adicionais de acessibilidade

O WordPress 6.0 também melhora a funcionalidade do leitor de tela e do teclado na edição Quick/Bulk, corrige problemas com os botões de login e registro para adicionar valores de preenchimento automático, mas de uma forma que não represente um problema de segurança, uma vez que os valores são armazenados no navegador (mais aqui).

Por fim, houve melhorias de acessibilidade diversas nos temas oficiais do WordPress:

  • "Vinte e dezenove: anular a ordem flex em forma de comentário.
  • Vinte e vinte: Transforme a pesquisa em uma função de diálogo e corrija o manuseio de botões de ária e desktop expandidos para sincronizar botões móveis e desktop.
  • Vinte e um: lógica inversa para consultas de mídia de movimento reduzido.
  • Use o cursor de ponteiro ao pairar sobre o botão de detalhes do tema para obter consistência com a placa tema."

Acessibilidade WordPress 6.0

A equipe de acessibilidade do WordPress se esforçou muito para tornar o WordPress 6.0 acessível e inclusivo, de acordo com seu objetivo declarado de tornar o WordPress WCAG 2.0 AA compatível possível.

Fonte: Search Engine Journal